SOBRE NÓS

SOBRE NÓS

O Memensina é um projeto feito por estudantes de jornalismo com professores para professores. É um espaço de repositório de conhecimento e radar de tentativas inovadoras nas escolas. Pensado para destacar iniciativas com memes pelo país, chama a atenção daquelas que foram desenvolvidas na rede pública de ensino. Sendo a maioria do corpo docente analisado composto por mulheres, foi possível diagnosticar as professoras com escoliose por carregar a educação brasileira nas costas.

Os memes foram escolhidos como o foco da nossa investigação, mas, na verdade, são um pingo da inserção de tecnologia que vem sendo feita nas salas de aula. Essas ideias merecem seu lugar como objeto de estudo, pelo simples motivo de se basearem na realidade dos estudantes, poucas vezes, percebida como adequada para os ambientes ditos de aprendizado.  

Observando o potencial que os memes possuem, como uma linguagem própria da internet e marcador cultural, entendemos que essa ferramenta pode contribuir para repensar o conceito de educação. Visando extrapolar modelos consagrados desde o século XIX e considerando o tempo que vivemos.

 

Mas, calma, a tecnologia também não é um bilhete dourado. Não adianta apostar todas fichas nisso. Quando dizemos repensar, é repensar mesmo. Reconhecendo, inclusive, a importância do protagonismo dos alunos.

Ao mapear esses projetos pelo Brasil, o objetivo do Memensina se tornou a exposição dos professores, ou, de acordo com a maioria, professoras, que fizeram a diferença com a tecnologia em sala de aula. Esperamos assim que possam servir de inspiração para futuras ideias de outras professoras e professores.

Agradecemos a visita! Espalha o nosso site pra geral!

QUEM TÁ POR TRÁS DESSA DOIDERA?

ELIS AZENHA

Apaixonada por teatro musical, um olhar bonito pra foto, o agudo da Mariah Carey

MIRÉIA FIGUEIREDO

Satirista, usa meia calça roxa, improvisa na voz alguns sons de jazz 

Ilustração feita por Ana Giulia Vital, estudante da Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira